Uma das coisas que eu sempre via em filmes e estava muito curiosa pra conhecer eram os clubes e as organizações, tão famosos nas escolas norte-americanas.
Na sexta passada o campus estava agitado, pois era o dia da apresentação desses grupos aos calouros. Tinha comida, suco e muito barulho e todos queriam mostrar o que tinham de melhor na tentativa de atrair possíveis filiados.
Encontrei de tudo um pouco – organização dos atletas, clube de matemática, coral, clube de animação japonês, clube de boliche, time de dança, clube de psicologia, associação de proteção aos animais, etc.
É claro que também encontrei o pessoal das “fraternities” and “sororities”, as fraternidades e irmandades gregas que existem dentro e fora do campus. Na hora não teve como… lembrei do filme Legalmente Loira e das amigas patricinhas da atriz principal que faziam parte desse tipo de irmandade. Na verdade a coisa é bem mais interessante do que parece. Esses grupos são super tradicionais e antigos e são comuns nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.
Aqui no colégio são seis grupos de garotos e garotas que se ajudam e possuem como objetivos - um maior engajamento na sociedade, o desenvolvimento da liderança e a excelência acadêmica. Existem seis casas fora do campus onde eles moram que são identificadas por letras gregas.
Fraternidades - Alpha Tau Omega (ATΩ), Delta Tau Delta (ΔTΩ) e Lambda Chi Alpha (ΛΧΑ)
Irmandades - Alpha Xi Delta (ΑΞ Δ), Chi Omega (ΧΩ) e Sigma Kappa (ΣΚ)
Se vocês estão pensando em eu me tornei uma “Alpha” ou “Kappa” se enganaram. Ainda não foi dessa vez. Mas, reconheço que meu pré-conceito foi quebrado - esses grupos não são compostos de loiras lindas burras e saradões sem cérebro e têm conteúdo sim.
Eu entrei no grupo InterVarsity Christian Fellowship - Amigos cristãos universitários. Depois de conversar bastante com o pessoal pensei que isso ia me fazer bem e me convenci. O objetivo desse grupo é construir amizades entre os alunos e ajudá-los a se integrarem ao campus com uma postura ética e aberta às diversidades. Para isso são feitas reuniões em grupo, estudos da Bíblia e outros eventos sociais [como um churrasco que tivemos no final de semana!]. Não importa a religião, basta ser seguidor de Jesus Cristo.
Ontem fui na primeira reunião e me senti muito bem. Falamos um pouco de nós mesmos e pude conhecer as outras pessoas que fazem parte do grupo há mais tempo. Me senti acolhida e senti que se precisar de alguma coisa aquelas pessoas [talvez até por questões éticas, já que estão num grupo que prega o amor ao próximo… bom não importa!] vão estar ali para me ouvir e me ajudar. Quanto mais pessoas amigas, melhor! E já era hora de sair totalmente do casulo, hehe!
Ganhamos um chaveiro que serve como nossa identificação.
As iniciais em grego correspondem a IXΘΥΣ, que são as iniciais de “Jesus Cristo, Deus Filho Salvador” e também formam a palavra peixe em grego. Por isso, o peixe foi escolhido pelos primeiros cristãos como sua marca. Era uma forma de se mascarar e evitar de ser perseguido e/ou morto.
Tá vendo?! Aqui além de saudade também tem cultura! Hehe!
1 de setembro de 2010 às 15:55
Sabe que adorei sua escolha; como sempre, bem feitas!!
Te amo.
Mami
1 de setembro de 2010 às 22:28
Re, sabe do que me lembrei quando li seu post? Quando estávamos na praia, fomos abastecer o carro e vimos o símbolo num carro e vc comentou que queria saber o que aquele peixe significava, pois havia em muitos carros e em todos os lugares. Depois de um tempo descobri que era o símbolo do cristão, mas só agora entendi o porquê!! Muito legal.
Fico feliz que vc está se enturmando. Bjaooo
2 de setembro de 2010 às 09:08
grupo é comigo mesmo . :)
mas acho que eu escolheria o grupo das baladas, tem ?
rss
bejo re, te amo linda . saudades !
Rô.
2 de setembro de 2010 às 14:48
Oi Re!
Que bacana essas curiosidades dos grupos, fraternidade e irmandades.
Sua escolha foi legal tbm. Espero que ajudem e cresçam mto.
Bjinhus
Sdd!
2 de setembro de 2010 às 15:46
Oi Lu!
Que saudade de vc!
Eu vi q vc perguntou se o almoço rolou, mas ainda não... eu não telefonei mais pra ela, hehe.
E a FOP, como anda?
Beijo!
4 de setembro de 2010 às 14:33
Oi Renata. Sempre tive curiosidade em saber como funciona essas fraternidades.Achei interessante.Não pode conhecer um pouco de cada uma delas? Nancy