Organizações e clubes [dentro do campus]

terça-feira, 31 de agosto de 2010 20:21 Postado por *Renata Gianotto

Uma das coisas que eu sempre via em filmes e estava muito curiosa pra conhecer eram os clubes e as organizações, tão famosos nas escolas norte-americanas.

Na sexta passada o campus estava agitado, pois era o dia da apresentação desses grupos aos calouros. Tinha comida, suco e muito barulho e todos queriam mostrar o que tinham de melhor na tentativa de atrair possíveis filiados.

Encontrei de tudo um pouco – organização dos atletas, clube de matemática, coral, clube de animação japonês, clube de boliche, time de dança, clube de psicologia, associação de proteção aos animais, etc.

É claro que também encontrei o pessoal das “fraternities” and “sororities”, as fraternidades e irmandades gregas que existem dentro e fora do campus. Na hora não teve como… lembrei do filme Legalmente Loira e das amigas patricinhas da atriz principal que faziam parte desse tipo de irmandade. Na verdade a coisa é bem mais interessante do que parece. Esses grupos são super tradicionais e antigos e são comuns nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.

Aqui no colégio são seis grupos de garotos e garotas que se ajudam e possuem como objetivos - um maior engajamento na sociedade, o desenvolvimento da liderança e a excelência acadêmica.  Existem seis casas fora do campus onde eles moram que são identificadas por letras gregas.

Fraternidades - Alpha Tau Omega (ATΩ), Delta Tau Delta (ΔTΩ) e Lambda Chi Alpha (ΛΧΑ)

Irmandades - Alpha Xi Delta (ΑΞ Δ), Chi Omega (ΧΩ) e Sigma Kappa (ΣΚ)

Se vocês estão pensando em eu me tornei uma “Alpha” ou “Kappa” se enganaram. Ainda não foi dessa vez. Mas, reconheço que meu pré-conceito foi quebrado - esses grupos não são compostos de loiras lindas burras e saradões sem cérebro e têm conteúdo sim.

Eu entrei no grupo InterVarsity Christian Fellowship - Amigos cristãos universitários. Depois de conversar bastante com o pessoal pensei que isso ia me fazer bem e me convenci. O objetivo desse grupo é construir amizades entre os alunos e ajudá-los a se integrarem ao campus com uma postura ética e aberta às diversidades. Para isso são feitas reuniões em grupo, estudos da Bíblia e outros eventos sociais [como um churrasco que tivemos no final de semana!]. Não importa a religião, basta ser seguidor de Jesus Cristo.

Ontem fui na primeira reunião e me senti muito bem. Falamos um pouco de nós mesmos e pude conhecer as outras pessoas que fazem parte do grupo há mais tempo. Me senti acolhida e senti que se precisar de alguma coisa aquelas pessoas [talvez até por questões éticas, já que estão num grupo que prega o amor ao próximo… bom não importa!] vão estar ali para me ouvir e me ajudar. Quanto mais pessoas amigas, melhor! E já era hora de sair totalmente do casulo, hehe!

Ganhamos um chaveiro que serve como nossa identificação.

DSC02166

As iniciais em grego correspondem a IXΘΥΣ, que são as iniciais de “Jesus Cristo, Deus Filho Salvador” e também formam a palavra peixe em grego. Por isso, o peixe foi escolhido pelos primeiros cristãos como sua marca. Era uma forma de se mascarar e evitar de ser perseguido e/ou morto.

Tá vendo?! Aqui além de saudade também tem cultura! Hehe!

6 Response to "Organizações e clubes [dentro do campus]"

  1. Anônimo Says:

    Sabe que adorei sua escolha; como sempre, bem feitas!!
    Te amo.
    Mami

  2. Flávia Says:

    Re, sabe do que me lembrei quando li seu post? Quando estávamos na praia, fomos abastecer o carro e vimos o símbolo num carro e vc comentou que queria saber o que aquele peixe significava, pois havia em muitos carros e em todos os lugares. Depois de um tempo descobri que era o símbolo do cristão, mas só agora entendi o porquê!! Muito legal.
    Fico feliz que vc está se enturmando. Bjaooo

  3. Anônimo Says:

    grupo é comigo mesmo . :)

    mas acho que eu escolheria o grupo das baladas, tem ?
    rss

    bejo re, te amo linda . saudades !

    Rô.

  4. Luana Ganhor Says:

    Oi Re!

    Que bacana essas curiosidades dos grupos, fraternidade e irmandades.
    Sua escolha foi legal tbm. Espero que ajudem e cresçam mto.

    Bjinhus
    Sdd!

  5. *Renata Gianotto Says:

    Oi Lu!
    Que saudade de vc!

    Eu vi q vc perguntou se o almoço rolou, mas ainda não... eu não telefonei mais pra ela, hehe.

    E a FOP, como anda?

    Beijo!

  6. Anônimo Says:

    Oi Renata. Sempre tive curiosidade em saber como funciona essas fraternidades.Achei interessante.Não pode conhecer um pouco de cada uma delas? Nancy

Postar um comentário

**Obrigada por comentar!