Um dos diferenciais dos Estados Unidos [A educação]

sábado, 21 de agosto de 2010 21:21 Postado por *Renata Gianotto

Essa semana os calouros norte-americanos chegaram e tivemos alguns eventos de boas-vindas.

Duas palestras  me chamaram atenção: a primeira foi com o Dr. Jamie Washington, especialista em engajamento e motivação de pessoas. Ele foi convidado para falar com os novos alunos sobre a importância da diversidade dentro da comunidade e sobre a constante busca do crescimento dentro do novo ambiente, que é a faculdade. Todos foram convidados a quebrar paradigmas e outros tipos de barreiras através de uma dinâmica realizada no final da palestra.

Estávamos em mais ou menos quatrocentas pessoas no ginásio de esportes e ele falava: “Se você se identifica como norte-americano, por favor, levante-se.” As pessoas levantavam, todos em total silêncio, ele agradecia e todos se sentavam. “Se você se identifica como descendente de latino-americanos, por favor, levante-se”. Ninguém era obrigado a levantar e dividir sua situação com ninguém. E assim foi até a coisa ficar muito intensa e as pessoas continuaram a levantar: “Se você já sofreu algum tipo de violência em casa, seja emocional ou física, por favor, levante-se. Se você se identifica como homossexual, por favor, levante-se. Se você alguma vez já se sentiu excluído por estar acima do peso, levante-se. Se você já tentou cometer suicídio, por favor, levante-se.” Meu Deus, foi realmente chocante e muito emocionante. Fiquei com vontade de chorar em vários momentos e então ele falava: “Respire fundo” e aquele silêncio pairava no ar novamente.

Serviu para percebermos que estávamos num ambiente de imensa diversidade, mas que independente disso, podíamos encontrar alguém ali com quem nos identificar.

A outra foi ministrada por Delatorro McNeal, autor de cinco livros e famoso aqui nos Estados Unidos por aparecer em canais de TV como Fox News. Ele falou sobre 12 princípios fundamentais que deveríamos seguir durante os anos na faculdade, mas que na minha opinião, são fundamentais pra ter sucesso na vida também.

Eu registrei alguns trechos:

Ele citou Einstein: All success begin in the MIND. It starts with the way you THINK” -  “Todo sucesso inicia na mente. E começa a partir do modo como você pensa”

”Talk about win/lose is wrong. In life, we win or learn and both are positive” - “Falar sobre ganhar/perder é errado. Na vida, nós ganhamos ou aprendemos e ambos são coisas positivas”

Perception

“O que mais importa é como você vê você mesmo”

“Make personal growth a priority in your life” - “Faça do crescimento pessoal uma prioridade na sua vida”

Be grateful to those who get you this far. Make your parents proud!” - “Seja grato àqueles que permitiram que você chegasse longe. Faça seus pais se sentirem orgulhosos!”

Em nenhuma das faculdades que eu fiz aí no Brasil eu tive uma semana assim, de integração, orientação e motivação. Eu percebi o quanto a educação é considerada importante e fundamental aqui. Entendo que os países possuem culturas diferentes, mas entendi também que não é à toa que os Estados Unidos possuem a sua atual posição de liderança. Eles buscam estimular o comprometimento e a formação de líderes conscientes, diferente do que acontece no Brasil. Aqui na faculdade, provavelmente 90% dos alunos estão envolvidos em algum tipo de atividade acadêmica ou algum tipo de programa de liderança [como voluntários!].

Não tem como não sentir uma pontinha de inveja, afinal, eu gostaria que no país também fosse assim. O que pude fazer foi tirar o chapéu e aplaudir a atitude deles em pé.

6 Response to "Um dos diferenciais dos Estados Unidos [A educação]"

  1. Anônimo Says:

    Re, que coisa maravilhosa essas palestras. Gostaria de ter participado da primeira; só de você falar o que rolou, eu já me emocionei. Só por ter vivido esses momentos, penso que já valeu a pena a sua ida. Estou aguardando essa próxima semana, para ver o que você vai nos dizer a respeito do início das aulas. Me parece que os estudantes aí levam tudo muito a sério; ao contrário da maioria daqui. Um ótimo início de aula. Nos falamos na segunda por la noche!!! beijos. Mami.

  2. Rodrigo de Medeiros Gianotto. Says:

    é isso é que sempre dizem mesmo né re.

    mas eu estou muito feliz independente de tudo.

    só de saber que voce está realizando seu sonho e está começando agora a entrar de cara nos conhecimentos já fico satisfeito.

    te amo MUITO .

  3. Eliane e André Says:

    Prima querida,
    Impossível não ler o seu blog e me debulhar em lágrimas de saudades!!
    Mas também é impossível descrever tamanho orgulho que sinto em vê-la feliz e alçando grandes vôos!!
    Amo vc
    kisses

  4. Flávia e Ganso Says:

    Re, eu e o Ganso lemos seu post sobre a educaçao e concordamos em tudo! Geralmente só vemos esse tipo de palestras em empresas grandes, o brasileiro deveria investir em educaçao, pois ela realmente é a base de tudo. Ficamos felizes que vc está passando por isso!!! Bjão no coração!!!

  5. Anônimo Says:

    Querida, não resisti e resolvi escrever novamente..
    "Em nenhuma das faculdades que eu fiz aí no Brasil eu tive uma semana assim, de integração, orientação e motivação."
    Essa frase é triste, mas sinto-me feliz em saber que uma nova geração como a sua pode mudar o "rumo desta prosa brasileira"... É claro que dependemos dos nossos governantes, mas dependemos também de atitudes como a sua...
    O fato de enfrentar um mundo diferente, sozinha, é dar o primeiro passo para ser uma pessoa melhor, mais bem preparada, e, obviamente, tornar o nosso Brasil melhor!!!
    Ao contrário de se entristecer, fique feliz por realizar o seu sonho, pois isso encoraja as pessoas a realizarem os sonhos delas....

    Hoje, tive o privilégio de conhecer um cara super especial, Presidente de uma "super" empresa... Ele, além de ser um executivo bem sucedido, é uma pessoal admirável.. Ele está prestes a se aposentar e está preparando uma pessoa jovem para assumir o lugar dele... Estávamos falando exatamente de jovens como você (e todos os meus queridos sobrinhos)que têm se preparado, não só em formação, mas principalmente em caráter... Não basta só ter uma excelente formação, mas principalmente, uma base familiar que nos mostra o bom caminho para alcançar os sonhos!! Este será o diferencial para esta nova geração!!!

    Sei que é difícil, mas persevere, pois você voltará com experiências de vida que só farão você ser uma pessoa mais especial do que já é!! amo você tia Estela

  6. Rodrigo de Medeiros Gianotto Says:

    Queremos mais posts, queremos mais posts, queremos mais posts!

    RÔ.

Postar um comentário

**Obrigada por comentar!