Coisas que já aprendi

domingo, 5 de setembro de 2010 15:09 Postado por *Renata Gianotto

Essa semana completo meu primeiro mês aqui e é incrível como me dei conta e tomei consciência de várias coisas da minha vida. Isso é muito bom, pois um dos meus objetivos nessa experiência é me redescobrir, me reavaliar e assim me revelar novamente para o mundo.

Eu torço pra não ter tantos momentos de solidão, mas eles existem e são inevitáveis. A saudade toma conta de mim descontroladamente e as emoções vêm à tona. Mas, são essas emoções que permitem esse auto-crescimento.

Percebi que estar em outro país não é nada glamuroso. Algumas pessoas se adaptam mais facilmente que outras, mas pra mim, significa “passar apertado”, porque temos que enfrentar mais desafios sem a presença de quem amamos por perto. E assim, descobri que pra mim, são essas pessoas que dão o verdadeiro significado e sentido na minha vida e que a importância delas é indescritível.

Descobri que eu não preciso agradar ninguém. Eu posso me vestir como quiser, cortar o cabelo como quiser, fazer o que quiser e essas pessoas, as que gostam de mim de verdade, vão me aceitar como eu sou e me apoiar sempre. É preciso ser autêntico e mostrar para o mundo o que temos a oferecer na nossa singularidade.

Me dei conta que sou viciada em receber emails e que adoro uma tecnologia. Não sei o que seria sem essa webcam!

Video call snapshot 1

skype

Com a ajuda do meu super Ipad sintonizado no canal de música clássica percebi o quanto gosto do som do piano e que deveria ter continuado as minhas aulas com a Dona Geisa. Daí pensei: “Por que não continuei?” Não continuei porque não tinha tempo de me dedicar, porque minha vida é muito corrida. Corrida? Não deveria ser corrida ao ponto de me impedir de me dedicar às atividades que me dão prazer.

Eu quero as coisas simples que a vida tem a oferecer. Um bom emprego, mas que não me desgaste demais, reuniões em família, minha própria família, meu apartamentinho pronto, jantar com amigos. Quero música, quero literatura. Quero poder sair, viajar, conhecer novos lugares, novas culturas, novas comidas. Quero registrar e fotografar tudo. Ah, fotografia! Outra coisa que me faz um bem danado e que vou querer aprender mais!

Quero viver e sentir amor, felicidade, paz em meu espírito. Quero me sentir completa, quero me sentir simplesmente.

Ah, posso afirmar com certeza que só por essas minhas conclusões tudo já está valendo a pena e que é só ter paciência, pois logo vou estar de volta e poder desfrutar de tudo isso que aprendi e “me jogar” aí, com vocês.

8 Response to "Coisas que já aprendi"

  1. Madrinha Says:

    Eta menina porreta!!! É isso aí, a vida é um eterno aprender e crescer...Parabéns pelas novas descobertas!!!E o tempo passa muitoooooooo depressa parece que foi ontem que fui te desejar boa viagem... beijos

  2. Anônimo Says:

    Que desabafo lindo e que verdade ele contém. Li alto para o seu pai escutar, porque ele está "picando" documentos para vó Ci! Logicamente e, não poderia ser diferente, quase não consegui terminar de ler, porque já estava "quase" chorando (gostou do "quase"?). Estou aprendendo a me controlar, porque cada vez que choro o Gilson pega no meu pé (e como pega!!!). Ele disse que posso ter saudade, mas não posso chorar; e ele tem razão. Porque cada dia que passa eu percebo o seu crescimento neste aprendizado e sinto o quanto está se superando.Então oro para agradecer a Deus, ao anjo da guarda e todos os outros anjos que Ele enviou para te guardarem, protegerem e fortificarem!! Nunca é demais reafirmar o quanto estou orgulhosa e quanto te amo. Beijo. Mami

  3. *Renata Gianotto Says:

    E eu fico aqui pensando... será que daqui um tempo eu vou conseguir ler seus comentários sem derramar uma lágrima?! Parece uma missão impossível tb!
    Amo vcs!

  4. Flávia Says:

    Rê, que lindo!!! Vc sabe o quanto te adimiro nessa história de se redescobrir, né? Já te falei isso, às vezes também tenho vontade achar meu lugar profissionalmente.
    Amo vc, beijão.
    PS: God bless the Internet!

  5. Tati Says:

    Rê, que texto LINDO! Me segurei para não chorar. Parabéns pelos aprendizados, parabéns pelas descobertas, parabéns por ter tido a coragem de estar aí, parabéns por ser essa pessoa maravilhosa, encantadora e incomparável que orgulha todos a sua volta! Com uma família linda como a sua, impossível não sentir falta e perceber o quanto são essenciais em nossas vidas, né??

    :)

    Beijão no coração

  6. Anônimo Says:

    Renata, uma vez eu estava assim como voce cheia de porqu



































































































































































































































    Renata, uma vez estava eu assim como voce, cheia de porquês, correria, trabalho acelerado, insatisfeita com o que não tinha concluido chegando ao meu limite quando explodi e disse aos prantos." A vida esta passando e não tenho tempo pra nada, muitas coisas acontecendo e nada realizado". Sabiamente um senhor velhinho que trabalhava comigo me disse. " TEMPO É UMA QUESTÃO DE PREFERÊNCIA. DÊ IMPORTÂNCIA AS COISAS QUE VERDADEIRAMENTE VALE A PENA QUE O TEMPO SE ENCARREGARÀ DE COLOCAR VOCE ONDE DESEJAR". Palavras que me acalmaram para um novo projeto de vida. Beijos siga seu caminho sem medo de ser feliz. Nan

  7. Anônimo Says:

    Oi Rê, td bem? Sobre este post acho que já perdi a conta de quantas vezes conversamos!!! A algum tempo venho descobrindo que a PACIÊNCIA é "a alma do negócio", quero dizer que é uma das nossas maiores forças, no amor, trabalho, fé, amizade e principalmente em nossos desejos e vontades "ela" é fundamental. Ter paciência e ter respeito com o tempo, entender de venrdade que nem tudo e terá uma resposta, apenas é assim e ponto!!! Já a sermos autênticos e defir o que realmente importa, nem preciso comentar minha opnião. Um bju muito especial pra vc, lindinha! Thomas. Vou deixar um poema que descobri a um tempo e que me identifiquei muito, e tbm tem muita relação com dificuldades quando estamos sozinhos, e como nós somos responsáveis por como será nossa vida. Vai que mais alguém precisa, hehehe!!!!

    Sob o manto da noite que me cobre
    Negro como as profundezas de um pólo a outro
    Eu agradeço a todos os deuses
    Por minha alma invencível
    Nas garras ferozes das circunstâncias
    Não me encolhi nem derramei meu pranto
    Golpeado pelo destino
    Minha cabeça sangra, mas não se curva.
    Longe deste lugar de ira e lágrimas
    Só assoma o horror das sombras
    Ainda assim, a ameaças dos anos me encontra
    E me encontrará pra sempre
    Destemido
    Pouco importa quão estreita seja a porta
    quão profusa em punições seja a lista
    Sou o senhor do meu destino
    Sou o capitão da minha alma

  8. *Renata Gianotto Says:

    Amor,

    Vc é o senhor da paciencia e eu sou grata por vc ter me ensinado tanto sobre essa virtude.
    So tenho a agradecer por ter vc na minha vida.
    Vou aproveitar pra falar quem escreveu esse poema pra quem ainda nao sae e ficou curioso. Foi Nelson Mandela.
    Recomendamos o filme "Invictus" pra quem quiser saber mais sobre a historia do poema, né?

    Beijo, amo vc!

Postar um comentário

**Obrigada por comentar!