TOMS and KIVA [exemplos de iniciativas]

sábado, 2 de outubro de 2010 00:07 Postado por *Renata Gianotto

Aqui NGOs - organizações não governamentais – são famosas aqui nos Estados Unidos. É comum termos campanhas aqui no colégio para arrecadar dinheiro e ajudar algumas dessas instituições.

Duas delas me chamaram atenção: TOMS and KIVA.

TOMS – One for One

“Em 2006, o americano Blake Mycoskie conheceu algumas crianças na Argentina e descobriu que eles não tinham sapatos para proteger seus pés. Querendo ajudar, ele criou a TOMS shoes (TOMS sapatos), uma empresa que com a seguinte proposta: todo par de sapato comprado seria trocado por novos sapatos que seriam entregues às crianças que mais necessitassem. Um por um. Blake retornou no ano seguinte à Argentina com um grupo - sua família, amigos e sua equipe com 10.000 pares de sapatos conseguidos pelos consumidores da TOMS.”

KIVA.org

“A missão da Kiva é conectar pessoa através de empréstimos para redução da pobreza. Kiva permite que os indivíduos emprestem dinheiro a uma pessoa empreendedora que pode estar localizada em qualquer parte do mundo.

A proposta funciona assim: Iniciamente, alguns parceiros da Kiva financiam os empréstimos para pessoas pobres que querem abrir seu próprio negócio ao redor do mundo. Esse empréstimo é repassado para a Kiva, que fica “em aberto” no site, em forma de quotas. Nós (usuários) podemos entrar no site e escolher a quantia que gostaríamos de emprestar e para quem (podemos ler sobre a história das pessoas e ver com quem mais nos identificamos). O usuário será reembolsado depois que o empreendedor estiver tendo sucesso em seu negócio (6-12 meses aproximadamente).

Desde de novembro de 2009, Kiva facilitou mais de USD100 milhões em empréstimos.”

Pendo Luisi, 27 years old, borrowed $175 to open a cafe in Dar es Salaam, Tanzania.

Não é ótimo?!

Me faz sentir que o mundo pode ser melhor…

P.S.: Contagem regressiva… Washington D.C. aí vou eu!!!

1 Response to "TOMS and KIVA [exemplos de iniciativas]"

  1. Anônimo Says:

    Re, que impressionante; eu sou cética com relação às ONGs, porque, aqui no Brasil, a maioria existe para burlar a lei com relação aos impostos (porque há isenção de grande parte dos tributos) e também para conseguir empréstimos do governo, doações, etc. Mas quando vejo que parte delas funciona, vejo que nem tudo está perdido. Vamos torcer para que outras também sejam sérias e atendam aos objetivos para que foram criadas. Beijo.Mami

Postar um comentário

**Obrigada por comentar!